A Prefeitura de Terra Santa, prefeito Doca Albuquerque, através da Secretaria de Saúde, Eliçandra Guerreiro, realizou movimento do Março Lilás nas UBS de Aparecida (Enf. Ana Carla, Cidade Nova (Enf. Jackeline) Juvenil (Enf. Nilvanda) e São Francisco (Enf. Regiane).
Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Campanha, consequentemente, alerta também sobre a importância de se proteger contra as DSTs, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.
Por isso, durante todo o mês de março, mulheres são incentivadas a manter uma rotina frequente de idas ao ginecologista e a fazer exames preventivos, como o papanicolau, que ajuda a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero.
Foram ofertados atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem assim como, teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B, Covid 19 e coleta de PCCU, sorteio de brinde.
A mobilização se deu através dos Agentes Comunitários de Saúde chamando a comunidade para participar das ações. Teve a colaboração dos estagiários do Curso Técnico de Enfermagem do Colégio Paraense em todos os eventos.
Agradecemos a participação de todos os comunitários que buscaram os atendimentos que foram ofertados.
Prefeitura de Terra Santa
Prefeito Doca Albuquerque
Vice-prefeita Jaciara Picanço
O Progresso continua!