Aconteceu nos dias 23 e 24 de março no município de Terra Santa, Oeste do Pará, o 2º Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas com o tema “Seguimos na vida removendo pedras e plantando flores”.

Além do público participante de Terra Santa, o evento recebeu mulheres de vários municípios como Santarém, Óbidos, Oriximina, Juruti, Faro, Monte Alegre e outros, assim como representantes do estado promotor de justiça Dr° Edval Pereira Sales (Diretor Geral do CEAF) Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Dra. Ana Maria Promotora de Justiça e Lilian Braga também promotora de justiça e que coordena o Fórum, organizado pela Ministério Público Federal, Núcleo de Promoção de Igualdade Étnico Racial (NIERAC).

Foi explanado sobre o auto-cuidado feminino,  o cuidar da mulher na perspectiva psicológica, sobre se ver e se encontrar. Discutido sobre a geração de renda, com uma história de sucesso. Houve ainda palestra sobre a violência política,  violência doméstica e sobre a rede de proteção.

A mulher tem se inserido cada vez mais como protagonista na sociedade atual, assumindo novos papéis, para além de dona de casa, mãe e esposa, ocupando postos no mercado de trabalho e cargos de liderança em escolas, universidades, empresas, cidades e, inclusive, países. No entanto, avanços à parte, é preciso discutir sobre as questões de gênero, considerando a importância da defesa dos direitos e da igualdade entre os indivíduos para a construção de uma sociedade mais justa.

Neste sentido, com o objetivo de fortalecer as discussões sobre a importância da mulher na sociedade, este Fórum aconteceu, podemos concluir que o trabalho foi muito bem organizado e tudo o que foi discutido vai proporcionar condições para a conscientização dos desafios a serem enfrentados.

O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Católica, em Terra Santa, recebeu apoio da Associação das Mulheres – As Flores e da Prefeitura de Terra Santa, prefeito Doca Albuquerque.