Na data de 01 de fevereiro de 2023, teve início a primeira turma de graduação de nível superior pública no município de Terra Santa, foi o primeiro dia de aula do Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Forma Pará, que será ministrado pela UEPA – Universidade Estadual do Pará. Uma parceria do Governo do Estado, SECTET e Prefeitura Municipal de Terra Santa.

As aulas irão acontecer em período intervalar nos meses de Fevereiro e Março / Julho e Agosto na EMEF Profa. Edmara Cunha Carvalho.

A turma é composta com 50 alunos, com a primeira disciplina ministrada pelo professor Alexandre Magalhães. Presentes o Prefeito Doca Albuquerque que em sua fala parabenizou todos os alunos e passou a ótima notícia aos servidores públicos do município que estão matriculados no curso, que serão contemplados com a adequação do seu horário de trabalho para que possam assistir as aulas e assim receber o seu tão sonhado diploma do curso superior, o secretário de educação Reginaldo Gentil e a coordenadora do curso em Terra Santa Vander Lúcia Andrade Soares.

Realização de um sonho foi esta a resposta da maioria dos estudantes ao serem questionados sobre a oportunidade de fazerem um curso de nível superior em Terra Santa.

O Programa Forma Pará é um programa inovador que possibilita a união do Governo do Estado, Instituições de Ensino Superior – IESs e Prefeitura com objetivo de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios do estado do Pará, para o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões do Estado. O projeto é um dos compromissos pautados no plano de governo do estado do Pará. O Programa Forma Pará foi criado por meio da Lei n. 9.324 de 7 de outubro de 2021.

Governo Municipal sempre buscando o melhor para a população.