Aconteceu hoje, 08, na sala de reunião da Secretaria de Saúde, o encontro da Secretária de Governo, Norma Pantoja Coelho, articuladora do selo Unicef no município com a mobilizadora da Secretaria de Saúde, Iracy Figueiredo, Diretoria da Vigilância em Saúde, Glicia Maciel, Diretora da Atenção Básica Nhanahara Mourão e Secretária de Saúde Eliçandra Guerreiro.

O encontro teve como objetivo fazer adesão e cadastros das pessoas na Plataforma Busca Ativa Vacinal (BAV), desenvolvida pelo UNICEF, para apoiar os municípios na garantia das coberturas vacinais preconizadas pelo Ministério da Saúde na proteção de crianças.

Esses indicadores, que integram o Resultado Sistêmico 1 do Selo UNICEF, correlacionam-se aos esforços da implementação da estratégia Busca Ativa Vacinal nos municípios, a qual contribuirá para o aumento da vacinação e, assim, promoverá o alcance da meta do Selo UNICEF de 95% de cobertura, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.

Para a maioria das vacinas é necessário que a cobertura vacinal seja de 95%, como é o caso da Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Poliomelite. Essas metas são determinadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Programa Nacional de Imunizações. Quanto maior a proporção de pessoas que estejam vacinadas e saudáveis, menor é a chance de transmissão de uma doença em que os vírus e bactérias estejam circulando. Pessoas não vacinadas podem estar infectadas e não apresentar nenhum sintoma, ou seja, podem estar transmitindo a doença sem saber.

Com isso, para que os municípios garantam uma cobertura vacinal assertiva, o UNICEF está desenvolvendo a Busca Ativa Vacinal (BAV) que fornece uma plataforma tecnológica inovadora para contribuir no aumento da cobertura vacinal e atingir as metas preconizadas.

Esta equipe será composta por no mínimo 7 membros, onde Saúde, Educação e Assistência Social estarão juntos para reforçar as estratégias para cuidar das crianças, principalmente as mais excluídas e vulneráveis.

Lembrando que vacinais protegem e salvam vidas.