A Cidade

logo 0 0

Terra Santa
Pará - PA
Histórico
Criado pela lei nº 5.699, de 13 dezembro de 1991, o município de Terra Santa foi constituída por áreas desmembradas dos municípios de Faro e Oriximiná. A instalação oficial ocorreu no dia 1º  de janeiro de 1993, com a posse do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos vereadores eleitos no pleito de 3 de outubro de 1992.  
Originalmente, o lugar onde hoje está cidade era conhecido por Pedra Santa, pois era ali que os indígenas faziam seus rituais sagrados, em uma ponta de pedra no lago. Já a denominação de Terra Santa

foi dada em 1887, por causa de uma lenda local que falava de um surto de gripe que alastrou-se entre as índias amazonenses, numa época em que a doença era fatal. Ainda segundo a lenda, o pajé da tribo determinou que as mulheres afetadas se banhassem no lago, junto às pedras, afirmando que ali as águas eram sagradas. As índias obedeceram e foram curadas da terrível moléstia. A partir de então passou a ser considerada uma terra santa pelos índios.
 O desbravamento da região começou por volta de 1883, graças às explorações das riquezas naturais que eram abundantes: borracha, essências como o pau-rosa, peles de animais, pesca, madeira-de-lei e outras.
 Além do Distrito-Sede, o município possui vilas e povoados. Entre elas: Conceição, Alema, Santa Maria, Terezinha, Varre Vento, Porto Aurora, Paraíso, Nazaré e Timbó, Abaucu, Chuedá, Urupanã e outras.
 As principais atividades econômicas de Terra Santa nos dias de hoje são o turismo, agropecuária e o comércio.
Gentílico: terra-santense
Formação Administrativa
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Faró o distrito de Terra Santa.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Terra Santa permanece no município de Faró.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de Terra Santa, pela lei estadual nº 5699, de 13-12-1991, desmembrado dos municípios de Faró e Oriximiná. Sede no antigo distrito de Terra Santa do município de Faró. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.